Encontro Matrimonial

Que o homem e a mulher tenham sido criados um para o outro, a Sagrada Escritura o afirma:
"Não é bom que o homem esteja só."

"Incontro grooms matrimoniali - 1605"

Idioma

Partilhar

2ºENCONTRO

2º Encontro de Noivos

Tema: Conhece-te a ti mesmo.

Saudação – Acolhida
Oração inicial:
Fundamentação Bíblica:

MT 16,15 “... E vós, pergunta Jesus: Quem diz que eu Sou?”

Texto:

A identidade é um elemento muito importante em qualquer relação, especialmente no matrimônio onde a harmonia conjugal depende muito do conhecimento mútuo do casal. O casamento é um projeto de vida a dois, e vida a dois é um contínuo conhecer-se. Ninguém ama quem não conhece e a falta de conhecer-se mais profundamente pode dificultar muito a relação dos casais.

“... Cada um de nós é um mistério insondável, uma verdadeira caixa de segredos que só será conhecida se for revelada. Para que alguém nos conheça é preciso que nós nos revelemos ao outro de forma autêntica e sem fingimentos, sem máscaras. Temos a incrível capacidade de mostrar aos outros aquilo que não somos...” ( Felipe R. Q. Aquino).

Pessoas é um Presente!
“Pessoas é um Presente. Algumas vêem em embrulho bonito, como os presentes de Natal, Páscoa ou festa de aniversário. Outras vêm em embalagem comum. Há as que ficaram machucadas no correio...”

De vez em quando chega uma registrada, são os presentes valiosos. Algumas pessoas trazem invoculos fáceis. De outras, é dificílimo, quando não é possível tirar a embalagem. É fita que não acaba mais...

Mas... a embalagem não é o presente . E tantas pessoas se enganam confundindo a embalagem com o presente.

Por que será que alguns presentes são tão complicados para se abrir? Talvez por que dentro da bonita embalagem haja muito pouco valor dentro e muito vazio. A decepção seria grande. Também você, amigo. Também nós, somos um presente para os outros. Você para nós. Nós para você.

Triste, se formos apenas um presente – embalagem: muito bem empacotados e quase sem nada lá dentro! Quando existe verdadeiro encontro com alguém, no diálogo, na abertura, na fraternidade, deixamos de ser mera embalagem e passamos à categoria de reais presentes.

Nos verdadeiros encontros de fraternidade, acontece alguma coisa muito comovente, mutuamente nós vamos desembrulhando, desempacotando e revelando...

Você já experimentou essa imensa alegria da vida? A alegria profunda que nasce do recôndito de uma lama, quando duas pessoas se encontram, se comunica, virando presente uma para a outra? “Conteúdo interno é o segredo para quem deseja tornar-se PRESENTE aos irmãos de estrada e não apenas EMBALAGEM...”

“A verdadeira alegria, que a gente sente e não consegue descrever só nasce no verdadeiro ENCONTRO COM ALGUÉM”

Momento de diálogo: 
Perguntas e Respostas.

Observação: 
Trazer na próxima reunião e em todas subsequentes a Bíblia.

Oração Final:
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Reflexão: “Ninguém ama aquilo que não conhece, o amor supõe conhecimento das partes que se amam, ao longo do tempo, por meio de revelações de sempre mais profunda compreensão das riquezas, dos valores e dos limites do amor.” ( Frei Almir Ribeiro Guimarães ) 

Para Casa: 
Aos noivos, responder juntos.
1º - Quais os principais motivos que levaram a separação de um casal, hoje? 
-
-

2º - Vocês conhecem algum?
-
-
Questões individuais.
Ele:
1º - Cinco atitudes que aprecio na minha pessoa.
-
-
-
-
-

2 º - Cinco atitudes que gostaria de mudar na minha pessoa.
-
-
-
-
-

3º - Cinco formas de me descrever.
-
-
-
-
-

4º - Cinco formas de descrever a minha noiva.
-
-
-
-
-

Ela:
1º - Cinco atitudes que aprecio na minha pessoa.
-
-
-
-
-

2 º - Cinco atitudes que gostaria de mudar na minha pessoa.
-
-
-
-
-

3º - Cinco formas de me descrever.
-
-
-
-
-

4º - Cinco formas de descrever meu noivo.
-
-
-
-
-

Fim do 2º Encontro
Deseja imprimir o artigo?
Print Friendly and PDF