Encontro Matrimonial

Que o homem e a mulher tenham sido criados um para o outro, a Sagrada Escritura o afirma:
"Não é bom que o homem esteja só."

"Incontro grooms matrimoniali - 1605"

Idioma

Partilhar

4ºENCONTRO

4º Encontro de Noivos


Tema: O projeto de felicidade.

Saudação – Acolhida

Oração inicial:

Fundamentação Bíblica:

Mt 5,1-12; Sermão da Montanha.

Texto:
Todos nós desejamos ser felizes, mas poucos projetam esta felicidade. Parece que os homens buscam a felicidade pela realização de sua pessoa e concebem um projeto para este fim. A felicidade está ligada à dignidade da pessoa, ao sentido da vida, ao plano que Deus tem para cada homem. Todos nós temos anseios de felicidade. Alguns afirmam que não existe um estado de felicidade, mas momentos felizes.

Felicidade lembra realização, profunda satisfação de anseios interiores, busca de metas e sempre caminhar adiante. Nosso projeto de felicidade não consiste em apenas ter, mas ser, fazendo parte da felicidade o necessário para viver dignamente.

A realização do homem para certo tipo de sociedade, sobretudo consumista, consiste em ter um bom emprego, lucrar, galgar postos, vencer competições. Para outros, a realização consiste no prazer e feliz seria aquele que realizasse todos os seus desejos. Realiza-se quem consegue viver com dignidade, quem desenvolve sua inteligência no sentido de compreender o mundo, quem torna a terra humana e fraterna. E exercitar-se no bom uso da liberdade, usa esta faculdade para o seu bem mais profundo e para o bem dos outros.

O Homem não vive sozinho, não se realiza fechando-se em si mesmo. Deve abrir-se para os outros; vive para estabelecer laços de amor à sua volta. É infeliz quando se volta sobre si e seus interesses.

O Homem e a Mulher foram feitos um para o outro. Fisicamente diferentes psicologicamente distintos foram feitos um para o outro. Buscam complementação. Escolhem-se para viverem a entrega de suas vidas e experimentam o amor a dois. No casamento poderão encontrar a realização de seu destino e de sua vocação. O desejo de felicidade poderá ser realizado na vida conjugal e familiar. Por isso, Homem e Mulher se unem.

Muitas vezes, a incapacidade de administrar conflitos faz com que o laço conjugal seja rompido. O casamento será experimentado na duração do tempo. A união precisará se solidificar e se contruir. Há convicções que possibilitam a sua duração: O compromisso assumido de fazer o outro feliz; O propósito de colocar-se em serviço do outro; acolhida generosa e amorosa dos filhos; empenho de aceitar de coração as diferenças; a certeza da presença do Senhor Jesus. Não se busca o casamento para se fugir de situações incômodas. O fundamento é sempre um grande Amor e a vocação para vida a dois.

A felicidade só pode nascer de corações novos, de Homens, Mulheres, Pais e Filhos, de corações transformados, desarmados, pacificados e pacificadores. Estes sabem muito bem onde mora a felicidade. Afinal de contas, o que é a felicidade?

Bate papo – em casa

(Trazer por escrito na próxima reunião – quem desejar poderá relatar seu projeto – Deixar as respostas com o coordenador).

1º - Qual é o seu projeto de felicidade?
-
-

2º - O que eu tenho para oferecer com o nosso casamento?
-
-

3º - Teremos condições de superar as dificuldades que se apresentarem para romper nossa felicidade? Como?
-

Canto: Cristo é a Felicidade!


Fim do 4º Encontro.
Deseja imprimir o artigo?
Print Friendly and PDF